Um dos passeios imperdíveis quando se está em São Paulo é dar uma voltinha na Pinacoteca, aquele prédio histórico e simpático que fica em frente a Estação da Luz - o local é um charme.
Além de exposições e peças permanentes, sempre há muitas novidades, exposições itinerantes, etc. O prédio com muitas partes de tijolos à vista, escadas centenárias e passarelas em aço é fascinante.
A principal exposição segundo os organizadores era "Seis Séculos de Pintura Chinesa" - Coleção do Musée Cernuschi, Paris. Mas não me tocou.
A principal exposição segundo os organizadores era "Seis Séculos de Pintura Chinesa" - Coleção do Musée Cernuschi, Paris. Mas não me tocou.
Muitas exposições estavam disponíveis, mas escolho as três que mais me atraíram o olhar e os sentidos. A primeira é a "Galeria Tátil", reunião de doze esculturas brasileiras, belíssimas, especialmente disponibilizadas para deficientes visuais. Para os deficientes visuais há catálogo em braile, para facilitar o entendimento da proposta. As esculturas escolhidas, entre aquelas eleitas por deficientes visuais que visitaram o acervo nos últimos cinco anos, são encantadoras, com formas e aspectos variados. A exposição faz parte do programa "Museu para Todos".
A exposição Arte no Brasil reúne quase 500 obras, entre desenhos, pinturas, esculturas e fotografias. O objetivo central da exposição, segundo seu Curador, é "oferecer ao público uma leitura da
formação da visualidade artística e da constituição de um sistema de arte no
Brasil do período colonial até meados dos anos 1930, centrada nas obras que
compõem o acervo do museu".
O
terceiro espaço e eleito por mim como o melhor dessa visita foi a Exposição das
obras de Natálio Puras Penzo - Apeco. Fotógrafo Dominicano,
precursor da fotografia experimental naquele país ainda na década de 50, conta
com 80 obras, dispostas num espaço maravilhoso e bem dividido. Na grande
maioria formado por obras em preto e branco, mas há temas coloridos. O olhar do
artista é fascinante, certeiro, poético. Considerado muito mais "intuitivo
do que mental", suas obras são harmônicas e surpreendentes.
A Pinacoteca é um espaço lúdico, bem localizado, com ingressos acessíveis (inteira = R$ 6,00) e belas exposições. Visite você também, está ali, ao ladinho do Parque da Luz.
Este lugar é um dos meus prediletos aqui em São Paulo. Voce tem uma visão muito legal da cidade onde vivo.
ResponderExcluirMeu também, Flora. Curto muito a Pinacoteca e, embora tente conhecer coisas novas a cada visita, confesso que sou mega repetitiva - revisito, sempre! BjO!!
Excluir